Extra

Assessor de Bolsonaro, Filipe Martins vira réu por gesto racista

Da Redação

24 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h12)

Justiça Federal acusou o servidor pelo crime de racismo. Em março, ele fez gesto usado por supremacistas brancos durante reunião no Senado

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO

Gesto de Filipe Martins durante reunião no Senado em março

Gesto de Filipe Martins durante reunião no Senado em março

Filipe Martins, internacionalista e assessor para assuntos internacionais do presidente Jair Bolsonaro, foi acusado de crime de racismo pela Justiça Federal após fazer um gesto ligado a supremacistas brancos durante uma reunião em março.

A decisão de tornar Martins réu foi assinada pelo juiz Marcus Vinícius Bastos, da 12ª Vara Criminal do Distrito Federal. A pena para o crime de racismo – inafiançável – é de até três anos de prisão e multa .

No dia 24 de março, Martins participou de uma reunião no Senado e, com a mão direita, formou um círculo com o polegar e o indicador e manteve os outros três dedos abertos. O gesto é usado por grupos supremacistas brancos nos EUA por remeter ao formato das letras “W” e “P”, iniciais de “white power”, ou “poder branco”. À época, o assessor afirmou que estava apenas alinhando seu paletó em um movimento involuntário.

Em nota enviada à imprensa, o Ministério Público Federal disse que descartou a hipótese de que o gesto era algo casual, e que “ficou evidente que ele tinha consciência do conteúdo, do significado e da ilicitude do gesto”.

Filipe Martins e o Planalto não tinham se manifestado sobre a acusação até a manhã de quinta-feira (24).

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas