Copa América trouxe nova cepa do coronavírus ao Brasil
Da Redação
12 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)Instituto Adolfo Lutz identificou em jogadores estrangeiros dois casos da variante B.1.621, identificada pela primeira vez na Colômbia. Especialistas alertaram para chegada de novas mutações no torneio
Temas
Compartilhe
Seleção brasileira durante treino em Porto Alegre
A Copa América trouxe ao menos uma nova variante do novo coronavírus ao Brasil: a B.1.621, cepa identificada pela primeira vez na Colômbia. Segundo análise genética feita pelo Instituto Adolfo Lutz, ela foi responsável por dois casos de covid-19 detectados em jogadores de seleções que participaram do torneio.
O laboratório identificou a variante em amostras do vírus colhidas de um atleta colombiano e de um equatoriano, que tiveram covid-19 no Mato Grosso do Sul. As seleções dos dois países se enfrentaram em Cuiabá em 13 de junho. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo .
A possibilidade de que equipes estrangeiras trouxessem novas cepas do coronavírus ao Brasil foi um dos motivos pelos quais especialistas criticaram a realização da Copa América no país. O torneio teve início em 13 de junho e terminou no sábado (10), quando a Argentina derrotou o Brasil por 1 a 0 na decisão.
166
casos de covid-19 foram identificados em pessoas ligadas à Copa América até 24 de junho, segundo balanço da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo
Identificada pela primeira vez na Colômbia, a variante B.1.621 também foi encontrada no Caribe, EUA e Europa. A OMS (Organização Mundial da Saúde) a classifica como uma variante de interesse, mas diz que faltam estudos para entender o quanto ela é transmissível ou letal.
Existe uma diferença entre variantes de interesse, como a B.1.621, e variantes de preocupação , como a gama (identificada em Manaus) e a delta (na Índia). Variantes de preocupação são classificadas assim por serem mais transmissíveis, virulentas e resistentes a medidas de proteção, segundo a OMS.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas