Extra

Comitê confirma primeiro caso de covid na Vila Olímpica

Da Redação

17 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h14)

Funcionário trabalhava no local que vai abrigar os atletas participantes. Pelo menos outras 15 pessoas ligadas aos Jogos já testaram positivo

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: KIM KYUNG-HOON/REUTERS – 06.AGO.2020

Entre duas mulheres de costas que usam câmera do celular, estão ao fundo os cinco círculos, logo das Olimpíadas

Mulheres observam anéis dos Jogos Olímpicos, em Tóquio

O Comitê Olímpico de Tóquio confirmou neste sábado (17) o primeiro caso de covid-19 na Vila Olímpica , local que abrigará os atletas participantes da Olimpíada. O nome da pessoa contaminada não foi divulgado e o comitê informou apenas que trata-se de um funcionário que já está cumprindo a quarentena em um hotel.

Seiko Hashimoto, presidente do comitê organizador , pronunciou-se pouco depois da confirmação do caso e reafirmou a necessidade de seguir os protocolos de segurança. Também falou sobre o esforço que está sendo feito para evitar um surto.

Estamos fazendo todo o esforço, tudo para evitar um surto. Mesmo se tivermos um surto, tenham certeza de que teremos um plano para conter

Seiko Hashimoto

presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020

A fala de Hashimoto contraria, em partes, a declaração do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, que afirmou na última quinta-feira (15) que o risco de um surto de covid-19 na Olimpíada é zero. A declaração foi dada no mesmo dia em que o Japão registrou 1.308 novas infecções pela doença, o maior número desde o fim janeiro recorde que foi mais uma vez quebrado neste sábado (17), quando foram registradas novas 1.410 contaminações.

Além do funcionário da Vila Olímpica, pelo menos outras 15 pessoas ligadas aos Jogos já testaram positivo. Esses casos incluem funcionários contratados para trabalhar na Olimpíada, integrantes de comitês e dois jornalistas de outros países que foram cobrir o evento.

A semana também foi marcada por um “cluster de Covid-19” em um hotel que hospeda parte dos atletas brasileiros. As autoridades sanitárias japonesas usam o termo “cluster” para se referir a uma concentração de infecções pela doença em um mesmo local ao mesmo tempo. Ao todo, são 11 casos confirmados entre funcionários do hotelThe Hamanako e seus familiares.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas