Simone Biles abandona final e diz sentir ‘peso do mundo nos ombros’
Da Reuters
27 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h15)Estrela da ginástica artística, atleta teve confiança abalada após mau desempenho no primeiro salto de prova em equipe
Temas
Compartilhe
A ginasta americana Simone Biles na saída de uma estação de atendimento médico na Olimpíada de Tóquio
Os EUA perderamo ouro olímpico para a Rússia na final feminina por equipes da ginástica artística, disputada nesta terça-feira (27) em Tóquio. Mas a maior surpresa para os americanos — e um inesperado motivo de preocupação — foi a desistência da estrela Simone Biles, que abandonou a prova após um único salto.
Ginasta americana mais premiada de todos os tempos e grande nome dos EUA na Olimpíada 2020, Biles teve a pior nota da final com seu salto de abertura. O mau desempenho abalou a confiança da atleta e ela decidiu se retirar.
“Depois da apresentação que fiz, simplesmente não quis continuar”, disse à imprensa, segurando as lágrimas. Suas colegas de equipe finalizaram a prova sem ela. O segundo lugar dos EUA na prova marcou a primeira grande derrota do time de ginástica feminina do país desde 2011.
Classificadapara mais cinco finais, Biles colocou em dúvida sua continuidade na Olimpíada e citou preocupações com sua saúde mental. “Vamos ver o que acontece”, afirmou em texto publicado no Instagram. “Estou apenas tentando me preparar para o próximo teste”. Ela disse que sente hoje mais nervosismo competindo do que quando era mais jovem, e que não se diverte mais como antes. “Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça […] lidando com demônios. […] Tenho que fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental”, declarou.
“Eu verdadeiramente sinto que tenho o peso do mundo sobre meus ombros às vezes. Sei que ignoro isso e faço parecer que não me afeta, mas, caramba, às vezes é difícil! A Olimpíada não é piada!”
A americana já havia sinalizado que estava enfrentando dificuldades para corresponder às expectativas. Após a prova classificatória para a final do individual geral, ela escreveu nas redes sociais sobre a pressão que sente para conseguir medalhas. Caso vença todas as cinco finais para as quais se classificou, Biles igualaria o atual recorde feminino de nove ouros olímpicos da ginasta russa Larisa Latynina.A primeira decisão acontece na quinta-feira (29), na categoria individual geral. A americana é a principal adversária da brasileira Rebeca Andrade, que ficou em segundo lugar na prova classificatória.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas