Extra

ONU relaciona eventos extremos a mudanças no clima

Da Redação

09 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h17)

Documento aponta que temperatura da Terra pode chegar a 1,5ºC já na próxima década, intensificando eventos extremos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: OLYMPIC NATIONAL FOREST/REPRODUÇÃO

Incêndio na Floresta Nacional Olímpica, em 2018

Incêndio na Floresta Nacional Olímpica, em 2018

A temperatura da Terra está aumentando mais rápido que o previsto , podendo atingir 1,5ºC já na próxima década. É o que diz o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU(Organização das Nações Unidas), divulgado nesta segunda-feira (9), que aponta que as mudanças climáticas induzidas pelo homem não têm precedentes .

Segundo o documento, as mudanças climáticas já afetam todas as regiões habitadas do planeta e agravam a ocorrência de eventos extremos, como tempestades, furacões e ondas de calor, que devem se tornar mais frequentes. Pela primeira vez, os cientistas quantificaram no relatório o aumento da frequência e da intensidade de eventos do tipo.

No Brasil , as regiões Sudeste e Sul devem ser mais afetadas por precipitações intensas, ao passo que o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste devem ficar sujeitos a secas, podendo comprometer a atividade agropecuária.

O documento reforça que frear o aumento da temperatura requer a limitação das emissõescumulativas de CO2, zerando as emissões líquidas, juntamente com fortes reduções em outras emissões de gases de efeito estufa, como metano.

O documento divulgado pelo IPCC, grande referência mundial no tema, sintetiza apontamentos com base na ciência física do clima, e faz parte do sexto relatório do painel sobre a crise climática. As próximas seções do relatório devem ser divulgadas em 2022, incluindo avaliações sobre impactos, vulnerabilidade, adaptação e mitigação.

Continue no tema

Explicado : O que é a mudança climática

Podcast : Separar o meu lixo vai frear a crise climática?

Entrevista : ‘Eventos climáticos intensificam as desigualdades’

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas