Coquetel da AstraZeneca reduz risco de infecção de covid
Da Redação
20 de agosto de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h18)Segundo a empresa, medicamento diminuiu o risco de sintomas da doença em 77% e pode ser complementar às vacinas para grupos mais vulneráveis
Temas
Compartilhe
Idosos fazem fila para receber vacina contra a covid-19, em hospital de Brasília
A farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca anunciou nesta sexta-feira (20) que seu coquetel de anticorpos, aplicado pela via intramuscular num estudo em estágio final, reduziu em 77% o risco de pessoas desenvolverem os sintomas de covid-19.
Segundo a AstraZeneca, a nova terapia, que usa dois anticorpos descobertos pela Universidade Vanderbilt, pode servir de complemento às vacinas, no caso de pessoas que têm uma menor resposta imunológica à vacinação. Mais de 75% dos participantes do estudo tinham problemas crônicos, de acordo com a farmacêutica.
O estudo foi realizado na Espanha, na França, na Bélgica, no Reino Unido e nos Estados Unidos, com 5.197 pessoas. Ainda segundo a AstraZeneca,não houve nenhum caso grave ou mortes relacionadas à covid em pacientes tratados com o coquetel. Entre os que tomaram placebo, houve três casos graves, com duas mortes.
Medicamentos semelhantes estão sendo desenvolvidos pela Regeneron, Eli Lilly e GlaxoSmithKline, segundo o jornal O Globo. A AstraZeneca, no entanto, é a primeira a publicar dados positivos de um ensaio de anticorpos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas