Missão sem presença de astronautas profissionais retorna à Terra
Da Redação
18 de setembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h23)Após três dias em órbita, quatro tripulantes da espaçonave de propriedade do bilionário Elon Musk pousaram nos EUA
Temas
Compartilhe
Tripulação a bordo de espaçonave da SpaceX durante viagem de três dias pela órbita da Terra
Quatro pessoas que passaram três dias em órbita a bordo de uma espaçonave da SpaceX, do bilionário Elon Musk, retornaram à Terra por volta das 20h deste sábado (18), horário de Brasília. Essa foi a primeira viagem na história sem a presença de astronautas profissionais.
O pouso durou cerca de 20 minutos. Após retornar à atmosfera da Terra, e passado o blackout – período de cerca de quatro minutos em que a nave fica sem comunicação com a central -, os paraquedas da espaçonave foram abertos e os tripulantes pousaram em segurança na costa do estado americano da Flórida. O pouso foi transmitido na íntegra pelo canal da SpaceX no YouTube.
Apelida de de Inspiration4, a viagem é um marco no turismo espacial por ter a primeira tripulação composta só por não profissionais a alcançar a órbita da Terra. A missão também foi a que levou os humanos mais longe desde o programa Apollo, da Nasa (agência espacial americana), encerrado nos anos 1970 e responsável por que levar o homem à Lua.
A viagem foi bancada pelo também bilionário Jared Isaacman, fundador e executivo-chefe da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, que afirmou que o passeio espacial foi concebido para gerar visibilidade a um hospital filantrópico . Isaacman foi quem selecionou os tripulantes que o acompanharam – uma professora de geociências, um ex-oficial da Força Aérea norte-americana e uma médica que trabalha no hospital. O lançamento do foguete foi transmitido pelo canal da Netflix no YouTube. A plataforma lançará mais tarde uma série documental sobre a viagem.
A expectativa é que a missão ajude a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial. Além da SpaceX, empresas como a Virgin Galactic – de propriedade de Richard Branson – e a Blue Origin, de Jeff Bezos, que já realizaram viagens espaciais , passarão a competir por clientes ricos e dispostos a pagar valores exorbitantes por passeios no espaço. As viagens levantam questionamentos éticos envolvendo questões concernentes ao lixo espacial e ao uso de infraestrutura pública para fins privados
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas