Mais de 100 líderes prometem acabar com desmatamento até 2030
Da Reuters
02 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h29)Assumido durante a COP26, o compromisso contará com o apoio de US$ 19 bilhões em verbas públicas e privadas que serão investidas na proteção e restauração das florestas
Representantes de mais de 100 países, incluindo o Brasil, se comprometeram na segunda-feira (1º) a suspender e reverter o desmatamento e a degradação de terras até o final desta década. O compromisso, assumido durante a COP26 – a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Glasgow, na Escócia -, contará com o apoio de US$ 19 bilhões em verbas públicas e privadas que serão investidas na proteção e restauração das florestas.
Os países signatários do compromisso detém juntos aproximadamente 85% das florestas do planeta, algo que equivale a mais de 33 milhões de quilômetros quadrados de áreas a serem protegidas. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, classificou o acordo como inédito.“Teremos a chance de encerrar a longa história da humanidade como conquistadora da natureza, em vez disso, nos tornamos seus guardiões”, afirmou.
Uma série de iniciativas governamentais e privadas foram lançadas na segunda (1º) para concretizar o objetivo de reduzir o desmatamento, incluindo bilhões prometidos para guardiões indígenas da floresta e para iniciativas de agricultura sustentável.
As florestas são capazes de capturar cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono, reduzindo o aquecimento do planeta. O dado é da organização não governamental WRI (World Resource Institute).
A proteção natural climática está, no entanto, desaparecendo rapidamente. Ainda de acordo com a WRI, o planeta perdeu 258 mil quilômetros quadrados de floresta em 2020 – uma área maior do que o Reino Unido.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas