Economist diz que Bolsonaro é ruim para economia do país
Da Redação
12 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h31)Tradicional revista britânica lista falhas do governo, critica ministro da Economia e cita ‘incontinência fiscal’ do Brasil
Temas
Compartilhe
O presidente Jair Bolsonaro (à esq.) e o ministro da Economia Paulo Guedes
Em sua edição de 13 de novembro de 2021, a revista The Economist traz um artigo com críticas à gestão econômica do presidente Jair Bolsonaro. Além de apontar questões como inflação elevada e aumento de juros, a tradicional publicação britânica destaca o que chama de“incontinência fiscal” do Brasil, em razão do plano do governo de furar o teto de gastos por meio da PEC dos Precatórios, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado.
A Economist também critica o ministro da Economia, Paulo Guedes, que chegou ao governo como uma espécie de fiador de Bolsonaro junto a empresários e mercado financeiro. Referência mundial, a revista defende ideias do liberalismo econômico desde a sua fundação, em 1843.
A política brasileira já estampou capas e esteve presente em vários outros artigos. Bolsonaro já apareceu em publicações anteriores sendo apontado como uma ameaça à democracia. Em julho de 2021, a Economist publicou uma reportagem especial intitulada “É hora de ir embora”, numa referência ao presidente. A Secretaria de Comunicação do governo reagiu com uma série de tuítes, atacando a revista .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas