Expresso

O que une as mulheres brasileiras em um contexto polarizado

Mariana Vick

24 de março de 2025(atualizado 24/03/2025 às 22h20)

Pesquisa mostra amplo consenso entre progressistas, moderadas e conservadoras em agenda de direitos femininos. Pontos de convergência podem estimular diálogo e embasar políticas públicas

Temas

Compartilhe

FOTO: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados 01.02.2023Bancada feminina da Câmara dos Deputados no início da legislatura em 2023

Bancada feminina da Câmara dos Deputados no início da legislatura em 2023

Pesquisa publicada nesta segunda-feira (24) pelo Instituto Update, organização que busca aumentar a representatividade de diferentes grupos na política, mostra que há amplo consenso entre as mulheres brasileiras em temas como violência de gênero, desigualdade salarial e participação feminina na política. 

A pesquisa afirma que, embora haja grandes diferenças em alguns pontos da agenda pelos direitos das mulheres, esses consensos — que unem mulheres progressistas, moderadas e conservadoras dentro do campo democrático — podem estimular um diálogo produtivo, embasar políticas públicas e impulsionar avanços. 

Neste texto, o Nexo mostra os principais pontos da pesquisa, separando-os pelos temas que mais geram concordância entre as mulheres. Mostra também qual a visão das entrevistadas sobre questões como feminismo e quais são os assuntos que ainda geram discordâncias. 

Violência de gênero

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas