Biden relembra 1 ano de invasão ao Capitólio e critica Trump
Da Redação
06 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h17)Em discurso, presidente americano diz que democracia nos EUA está em risco e que país deve escolher qual tipo de nação quer ser. Ataque em 2021 deixou cinco mortos e levou a centenas de indiciamentos
Temas
Compartilhe
O presidente dos EUA, Joe Biden, faz pronunciamento na Casa Branca
O presidente americano Joe Biden discursou nesta quinta-feira (6) sobre o aniversário de um ano da invasão ao Capitólio, o Congresso americano, em 6 de janeiro de 2020. Na fala, ele refletiu sobre ameaças à democracia e acusou seu antecessor, o republicano Donald Trump, de promover mentiras.
“Foi a primeira vez na nossa história que um presidente que perdeu a eleição tentou impedir a transferência pacífica do poder. Ele criou uma teia de mentiras sobre a eleição de 2020. E ele fez isso porque valoriza poder, e não princípios. Porque ele vê o próprio interesse como mais importante do que os interesses do país. Ele não consegue aceitar que perdeu”, disse Biden. Foi a crítica mais incisiva que Biden fez a Trump até hoje.
“Neste momento, precisamos escolher que tipo de nação seremos. Uma nação que aceita a violência como norma? Que permite que os resultados de uma eleição sejam ignorados? Uma nação que vive pela sombra das mentiras e não pela luz da verdade? Não podemos permitir”
No dia 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores do então presidente, Donald Trump, marcharam até o Capitólio, em Washington, e invadiram o edifício histórico à força, furando bloqueios e barreiras montadas pela polícia. A invasão tinha o intuito de impedir que o Congresso americano reconhecesse a vitória de Biden na eleição presidencial que ocorreu no dia 3 de novembro de 2020. Biden recebeu 51,4% dos votos. Trump, 46,9%.
Trump interpôs dezenas de recursos judiciais em vários estados americanos, contestando o resultado da eleição. Até a data da invasão do Capitólio, ele já tinha colhido mais de 60 sentenças adversas. Nenhuma de suas contestações – que repetiam o argumento de fraude, sem apresentar provas – foi acolhida pela Justiça.
A cerimônia no Capitólio é um passo fundamental, embora essencialmente formal, no processo eleitoral, onde os parlamentares recebem os resultados das urnas e reconhecem o novo presidente. A invasão em 2021 interrompeu o evento daquele ano. Deputados e senadores abandonaram o recinto enquanto manifestantes destruíram vidros e mobiliários, atacaram policiais e ameaçaram parlamentares. No total, houve cinco mortos na invasão.
727
envolvidos foram indiciados pelo ataque; cerca de 30 foram condenados até agora
Após ser responsabilizado pelo ataque nesta quinta-feira (6), Donald Trump afirmou que o discurso de Biden é apenas um teatro político . “[Biden] Usou meu nome hoje para tentar dividir mais ainda os EUA”, disse o republicano em nota. “Esse teatro político é apenas uma distração para o fato de que Biden fracassou totalmente.”
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas