Extra

Diretório do PSOL aprova federação com Rede Sustentabilidade

Da Redação

19 de abril de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h27)

Partidos dizem em documento que estão comprometidos ‘com a radicalização da democracia e com a defesa de um modelo sustentável de desenvolvimento’. União é reprovada por parte dos socialistas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO – 27.SET.2021

Plenário do Senado durante sessão conjunta do Congresso para análise de vetos

Plenário do Senado durante sessão conjunta do Congresso para análise de vetos

O diretório nacional do PSOL aprovou na segunda-feira (18) a composição de uma federação com a Rede Sustentabilidade. A executiva nacional do partido já havia aprovado a medida no fim de março, mas faltava a confirmação pela instância máxima da sigla.

A federação é uma associação entre dois ou mais partidos que precisa durar no mínimo quatro anos. Os partidos federados concorrem juntos na eleição, somando votos para a obtenção de cadeiras nos Legislativos. Diferentemente do que ocorria com as coligações, que eram parceiras apenas eleitorais, esses partidos precisam atuar juntos na legislatura.

Segundo o programa aprovado por PSOL e Rede, a federação entre ambos tenta combater medidas “que buscam inviabilizar partidos ideológicos”. Juntas, as siglas estarão “comprometidas com a radicalização da democracia e com a defesa de um modelo sustentável de desenvolvimento”, de acordo com o documento.

A Rede havia aprovado a federação por unanimidade no dia 12 de março. Na segunda (18), a votação no diretório nacional do PSOL foi apertada — foram 38 votos a favor da união contra 23. Parte do PSOL se opunha à federação por considerarem que não há alinhamento ideológico entre as siglas. “A Rede não é um partido que se propõe lutar pelo socialismo , nem agora e nem em 1.000 anos”, diz um manifesto assinado por centenas de filiados no domingo (17).

Os partidos que formam federações devem apoiar os mesmos candidatos nas eleições. O estatuto da federação entre PSOL e Rede, porém, abre brecha para que filiados apoiem pessoas diferentes das escolhidas pelo bloco. A cláusula busca agradar a integrantes dos dois partidos contrários ao possível apoio da federação à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas