Extra

Moradores relatam facadas em chacina da Vila Cruzeiro

Da Redação

26 de maio de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h31)

Policiais teriam matado pessoas com faca na operação na comunidade da zona norte do Rio de Janeiro. Número oficial é de 23 mortos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: EDUARDO P/WIKIMEDIA COMMONS

Vista aérea de construções de favela, com morro ao fundo

Vista aérea da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro

Moradores da Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, relataram mortes por facadas durante a chacina ocorrida na terça-feira (24). A polícia computou 23 mortos durante a operação.

Ao jornal Folha de S.Paulo, uma moradora disse que ela, o marido e a filha pequena acordaram às 3h30 da manhã com os disparos e ficaram deitados no chão por uma hora, quando quatro policiais militares entraram na casa. Após a indicação de que havia um homem escondido nos fundos da residência, os agentes “foram pra lá e mataram o cara a facadas ”.

Rodrigo Mondego, procurador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), disse nas redes sociais que teve acesso ao corpo de um homem com marcas de facadas . Segundo Mondego, o rosto dele estava coberto de pó branco. De acordo com fonte anônima ouvida pelo portal UOL, moradores afirmaram que policiais haviam obrigado o homem a comer cocaína antes de assassiná-lo a facadas.

A chacina na Vila Cruzeiro foi a segunda operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro,equiparando-se à chacina da Vila Operária em Duque de Caxias, em 1998, e ficando atrás apenas do massacre de Jacarezinho, que acabou com 28 mortes em maio de 2021.

As chacinas policiais não são fato isolado e são parte do cotidiano do estado. Segundo relatório do Geni/UFF (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense), 2.374 pessoas morreram em chacinas e operações policiais em comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro entre 2007 e 2021.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: As autoridades do Rio chegaram a divulgar que a operação na Vila Cruzeiro havia deixado 26 mortos. O número consolidado, porém, é de 23 vítimas fatais. A informação foi atualizada às 13h52 de 27 de maio de 2022.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas