Motociata nos EUA tem ataques ao STF e bolsonarista foragido
Presidente Jair Bolsonaro participou de encontro com apoiadores em Orlando, na Flórida, após inaugurar um vice-consulado na cidade. Evento teve presença do blogueiro Allan dos Santos
Temas
Compartilhe
Bolsonaro em motociata na Flórida, em Orlando
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata neste sábado (11)com cerca de 300 apoiadores em Orlando, na Flórida, onde inaugurou um vice-consulado, extensão do consulado geral do Brasil em Miami.
O evento em Orlando durou cerca de 40 minutos e o passeio limitou-se a uma quadra, por conta das regras de trânsito locais. Vídeos foram postados nas redes sociais do presidente, como sua página no Facebook. Como é praxe nessas mobilizações, o presidente tratou de temas que agradam a sua base, como defesa da liberdade e “luta do bem contra o mal” no Brasil. A cidade, onde vivem cerca de 180 mil brasileiros, é considerada um reduto bolsonarista nos EUA.
“Nós temos algo muito importante para defender: temos princípios, temos uma tradição e temos liberdade. Nós somos contra o aborto, contra a ideologia de gênero, contra a liberação das drogas. Defendemos a família, a propriedade privada, a liberdade do armamento. Somos pessoais normais. Podemos até viver sem oxigênio, mas jamais sem liberdade ”, disse o presidente brasileiro em discurso na igreja Lagoinha Church, liderada pelo pastor e cantor André Valadão, em evento ligado à motociata.
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira, foi um dos participantes da motociata e ironizou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.“O Xandão não queria que eu participasse”, disse o criador do canal Terça Livre em uma live no seu perfil no Instagram. Santos é um dos investigados no inquérito das fake news, que apura a disseminação de notícias falsas, e teve prisão preventiva decretada pela corte.
Bolsonaro com apoiadores na Flórida
O presidente também atacou o Supremo. Na saída de uma churrascaria em Orlando, ele chamou o ministro Luís Roberto Barroso de mau-caráter e mentiroso por dizer que Bolsonaro divulgou inquérito sigiloso. O presidente é investigado por ter divulgado em uma live de 2021 um procedimento da Polícia Federal que apurou uma tentativa de ataque hacker contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O presidente também criticou Moraes por sua atuação no processo contra o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).“O TSE lá do senhor Alexandre de Moraes desmonetiza páginas, derruba páginas. Isso não é democracia, é censura”, afirmou o presidente, que viajou aos EUA para a Cúpula das Américas. Na sexta-feira (10), ele discursou no evento em Los Angeles e se encontrou com Joe Biden.
Em Orlando, dois dias depois de encontrar Biden, Bolsonaro disse que pretende se encontrar com o ex-presidente americano Donald Trump antes das eleições. O republicano não reconheceu a vitória de seu opositor na eleição de 2020, insistiu na mentira de que o pleito teria sido fraudado e incitou apoiadores a invadir o Capitólio em janeiro de 2021.
A motociata promovida nos Estados Unidos replicou um tipo de evento promovido de forma recorrente por Bolsonaro no Brasil. Os encontros já custaram R$ 5 milhões aos cofres públicos , segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo com base em pedidos via Lei de Acesso à Informação. Além de custos com cartão de pagamento do governo federal, as motociatas mobilizam os estados, que precisam se encarregar da segurança do presidente, da comitiva e da população.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas