Polícia investiga morte de indígena durante abordagem em PE
Da Redação
18 de junho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h33)Lideranças da etnia Atikum, do sertão pernambucano, afirmam que Edvaldo Manoel de Souza foi agredido durante interrogatório
Temas
Compartilhe
Grupo indígena faz protesto em frente ao Congresso Nacional, em Brasília
A Polícia Civil de Pernambuco instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte do indígena Edvaldo Manoel de Souza, 61, da etnia Atikum, após uma abordagem de policiais militares. O caso ocorreu na quarta-feira (15), na Aldeia Olho D’Água do Padre, em Carnaubeira da Penha, a 501 km de Recife.
Segundo l ideranças da Terra Indígena Atikum, Edvaldo foi interrogado no quintal de sua casa e agredido até a morte. Membros da comunidade afirmam que ele já vinha sendo perseguido pelos policiais, que o acusavam de esconder uma arma na residência.
Os policiais envolvidos na ação teriam levado a vítima para um hospital da cidade, mas ele não resistiu e morreu antes dar entrada na unidade de saúde. Segundo os agentes, Edvaldo era hipertenso e desmaiou durante o interrogatório, porque estava sem tomar seu remédio de pressão.
“Toda vez que o Gati [Grupo de Ações Táticas do Interior da polícia militar] entra na reserva ele faz esse trabalho fora da lei . Batendo nos indígenas quando eles querem informações. E não importa se é mulher, criança ou homem, é com brutalidade. É ação sem mandato, invasão! Não foi a primeira vez que bateram em Edvaldo, e ele já tinha denunciado as agressões passadas na delegacia. E então retornaram dias depois e espancaram ele novamente”, relatou o cacique Clóvis Atikum à organização Marco Zero Conteúdo.
Na quinta-feira (16), cerca de 300 indígenas saíram de suas terras e realizaram um protesto nas ruas de Carnaubeira da Penha, cobrando por justiça pela morte de Edvaldo. Esposa, filhos e netos da vítima estavam presentes no ato. Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, disse neste sábado (18) que determinou a designação de dois delegados especiais para presidir a investigação , que vai acontecer em parceria com o Ministério Público do estado.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas