Extra

PDT confirma candidatura de Ciro Gomes à Presidência

Da Redação

20 de julho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h36)

Decisão do partido foi unânime e aconteceu durante convenção em Brasília. Ainda não há definição de quem será o vice

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: NACHO DOCE/REUTERS

Ciro Gomes em Fortaleza, no Ceará, durante a campanha eleitoral de 2018

Ciro Gomes em Fortaleza, no Ceará, durante a campanha eleitoral de 2018

O PDT confirmou nesta quarta-feira (20) Ciro Gomes como o candidato da sigla à Presidência da República . A decisão foi tomada de forma unânime em uma convenção na sede do partido, em Brasília.A sigla ainda não definiu quem será o vice de Ciro, mas a maior chance é de que seja uma pessoa do próprio partido.

Esta quarta (20) foi o primeiro dia do prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a oficialização das candidaturas, que vai se estender até 5 de agosto. Outros presidenciáveis, como Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, já agendaram para este mês as convenções nas quais os partidos devem confirmar seus nomes.

Ciro já ocupou os cargos de deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda (no governo Itamar Franco), ministro da Integração Nacional (no governo Lula) e deputado federal. Em 2022, ele caminha para a sua quarta disputa ao Palácio do Planalto. As outras três vezes foram em 1998, 2002 e 2018. Na última delas, ele obteve seu melhor desepenho, com 13,3 milhões de votos, mas não conseguiu chegar ao segundo turno.

Ciro chega à eleição isolado. Em 2022, o político diz querer ser uma alternativa a Lula e a Jair Bolsonaro. Oex-marqueteiro do PT João Santana é responsável pela comunicação de sua campanha. Em manifestações públicas, Ciro tem defendido o que chama de “voto 2 em 1”: escolhendo o pedetista, o eleitor se livra do petista e do candidato do PL, que são os mais rejeitados nas pesquisas de intenção de voto.

Caso seja eleito, Ciro propõe revogar o teto de gastos e investir em escolas federais de tempo integral. De acordo com pesquisa de junho do Datafolha, ele tem 8% das intenções de voto , ocupando a terceira colocação atrás de Lula e Bolsonaro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas