Moraes exalta sistema eleitoral e democracia em posse no TSE
Da Redação
16 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h39)Em discurso ovacionado por autoridades, ministro defendeu as urnas eletrônicas, a democracia e criticou o uso de fake news e de discursos de ódio. Cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro
Temas
Compartilhe
Ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski em posse no TSE
O ministro Alexandre de Moraes assumiu a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta terça-feira (16). A cerimônia realizada em Brasília foi marcada por discursos que exaltaram o sistema eleitoral brasileiro, alvo de ataques recorrentes do presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição e esteve presente na posse. Em sua fala, Moraes defendeu as urnas eletrônicas, a liberdade de expressão e a democracia e condenou a disseminação de notícias falsas e de discursos de ódio.
Moraes cumprirá mandato de dois anos à frente do órgão e vai comandar as eleições de outubro. Ele substitui o ministro Edson Fachin no comando do tribunal e terá como vice-presidente o ministro Ricardo Lewandowski. A escolha de Moraes para o cargo foi realizada em junho e teve caráter simbólico.Antes de ser empossado, o ministro já ocupava o cargo de vice-presidente e seria o próximo a assumir o posto, conforme as regras de antiguidade.
“Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores do mundo. Mas somos a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional ”
Posse do ministro Alexandre de Moraes, em Brasília
Após a declaração acima, Moraes foi ovacionado. Bolsonaro não bateu palmas, ficando imóvel. O novo presidente do TSE ainda mandou mais recados ao presidente da República, afirmando que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão, não é liberdade de destruição da democracia”. O ministro também disse que a justiça eleitoral será implacável para coibir práticas abusivas ou divulgações de notícias falsas ou fraudulentas. O discurso do ministro foi seguido de muitos aplausos das autoridades presentes.
O evento reuniu os ex-presidentes Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney. Também participaram da cerimônia os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Parlamentares, governadores, ex-ministros do STF e outras autoridades também compareceram.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas