Extra

Datafolha: Lula oscila para baixo e tem 45%. Bolsonaro mantém 32%

Da Redação

01 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h40)

Candidato do PT perde dois pontos, dentro da margem de erro, e já não venceria no primeiro turno. Presidente fica estável, enquanto Ciro cresce dentro da margem e vai a 9%. Tebet avança três pontos e marca 5%

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: UESLEI MARCELINO/REUTERS – 16.08.2022

Toalhas à venda com estampa contendo os candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Ambas mostram os candidatos sorridentes. Ao redor há outras toalhas, com estampa de Nossa Senhora Aparecida e da nota de 200 reais

Toalhas à venda com estampa contendo os candidatos Bolsonaro (PL) e Lula (PT)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira(1º) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, perdeu dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e tem 45% das intenções de voto para a Presidência no primeiro turno. A variação está dentro da margem de erro, que é de dois pontos. O atual presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL, se manteve com 32% dos votos. Ciro Gomes (PDT) cresceu dois pontos, também dentro da margem de erro, e tem 9%, enquanto Simone Tebet (MDB) subiu três pontos e foi a 5%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 18 de agosto, Lula havia registrado 47% das intenções e Bolsonaro, os mesmos 32%. A diferença entre Lula e Bolsonaro caiu desde as pesquisas anteriores do instituto. Em maio a distância entre os dois era de 21 pontos percentuais. Em julho, de 18 pontos e em agosto, de 15 pontos.

13 pontos

é a diferença entre Lula e Bolsonaro no levantamento divulgado em 1º de setembro

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Tebet foi a única dos quatro primeiros colocados a variar para além da margem de erro, com avanço de três pontos. O levantamento foi realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, após o debate na TV Bandeirantes, no qual a candidata teve bom desempenho .

Na contagem que considera apenas os votos válidos (excluindo nulos, brancos e indecisos), Lula tem 48% das intenções de voto. Na pesquisa anterior ele havia pontuado 51% — ou seja, tinha chances de ganhar a eleição no primeiro turno. Essa possibilidade agora está mais difícil. Já Bolsonaro registrou 34% das intenções de votos válidos, um ponto a menos do que a pesquisa anterior.

Ainda segundo o instituto, em uma eventual disputa do segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 53% das intenções de voto (na pesquisa de 18 de agosto esse índice era de 54%) e o atual presidente registra 38% (em agosto, tinha 37%).

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00433/2022. O Datafolha ouviu 5.734 pessoas de forma presencial em 285 municípios.

Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) registraram 1% das intenções de voto no primeiro turno. Demais candidatos como Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas