Datafolha: Lula oscila para 47%. Bolsonaro mantém 33%
Da Redação
22 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h43)Instituto mostra oscilação de dois pontos percentuais para candidato petista, que na pesquisa anterior havia registrado 45%. Considerando só os votos válidos, ele tem 50%
Temas
Compartilhe
Candidatos à Presidência da República Lula (PT) e Bolsonaro (PL) em debate da TV
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostrou uma oscilação de dois pontos percentuais para cima para o candidatoLuiz Inácio Lula da Silva (PT), que registrou 47% das intenções de voto. Já o segundo colocado, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), manteve os mesmo 33% do levantamento do dia 15 de setembro. A oscilação do petista, no entanto, se manteve dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Levando em conta os votos válidos, que excluem nulos e brancos, o petista tem 50% das intenções de voto – se Lula receber 50% dos votos mais um em 2 de outubro, ele liquida a eleição no primeiro turno. Em relação ao levantamento anterior, a diferença entre os dois candidatos aumentou de 12 pontos percentuais para 14 pontos percentuais. Em 9 de setembro, essa diferença era de 11 pontos percentuais. Entre maio e o início de setembro, as pesquisas do instituto mostraram que a distância entre os dois candidatos foi diminuindo, ao contrário do que mostrou o levantamento desta quinta (22). Em maio, a diferença era de 21 pontos percentuais, em julho, de 18 pontos, em agosto, de 15 pontos e em 1º de setembro de 13 pontos.
Em relação à pesquisa de 15 de setembro, o candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto percentual para baixo, saindo de 8% para 7% das intenções de voto. Já Simone Tebet (MDB) se manteve no mesmo índice registrado anteriormente, com 5%. A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%.
A pesquisa também mostrou recortes de intenções de voto para o primeiro turno. Entre as mulheres, Lula recebeu 49% das menções das entrevistadas, enquanto Bolsonaro obteve 29%. Entre os mais jovens com idade entre 16 e 24 anos, o candidato petista teve 54% das intenções, contra 29% do atual presidente. Já no recorte entre os mais pobres, que recebem até dois salários mínimos, Lula registrou 57% das menções e Bolsonaro teve 24%.
Ainda na disputa do primeiro turno, a pesquisa também apontou que 4% dos entrevistados disseram que iriam votar em branco/nulo e 2% disseram não saber, mesmo índice registrado em 15 de setembro. Os demais candidatos citados pelo Datafolha, como Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram.
Já em uma eventual disputa do segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o Datafolha apontou que a intenção de voto nos dois se manteve estável desde o dia 15 de setembro, com o petista pontuando 54% e o atual presidente 38%.
O levantamento do Datafolha foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04180/2022. O instituto ouviu 6.754 pessoas de forma presencial em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas