Extra

Arcabouço fiscal é aprovado com larga margem na Câmara

Da Redação

24 de maio de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h24)

Texto-base de proposta do governo Lula para controle dos gastos públicos passa por 372 votos a 108. Depois de deputados analisarem os destaques, projeto vai para o Senado

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: PABLO VALADARES/23.MAI.2023

Texto-base do arcabouço fiscal é aprovado na Câmara

Texto-base do arcabouço fiscal é aprovado na Câmara

A Câmara aprovou nesta terça-feira (23) o texto-base do arcabouço fiscal, o regime de controle das contas públicas proposto pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Os deputados votarão os destaques antes de encaminhar a proposta ao Senado.

Foram 372 votos favoráveis diante de 108 contrários, muito mais do que os 257 necessários para dar sustentação a um projeto de lei complementar. Também é um número mais alto do que o placar obtido na votação da urgência da matéria na semana anterior. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que vai incluir a reforma tributária em pauta ainda no primeiro semestre .

40

emendas foram apresentadas ao relatório do arcabouço fiscal, apresentado em 16 de maio

As principais mudanças pleiteadas no texto inicialmente proposto pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA) não foram atendidas. Parlamentares da direita pediam um teto mais rigoroso para o crescimento real do gasto que se manteve em 2,5% ao ano. Já a esquerda demandava a inclusão do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do piso da enfermagem dentro dos limites de gastos, o que acabou não acontecendo. Leia um sumário da votação no portal UOL .

Lira exaltou o resultado positivo, mas afirmou que o placar não representa a base governista, que enfrentou dificuldades de articulação em outras votações na Câmara. Por isso, às vésperasda apreciação do arcabouço fiscal, Lula acelerou o repasse de emendas parlamentares para deputados. O Nexo publicou um Expresso mostrando como o governo se preparou para seu primeiro grande teste no Congresso.

Apenas o Novo, de oposição, e o PSOL, da situação, orientaram suas bancadas a votarem contra a proposta. O Nexo apresentou em um Expresso quais são as críticas da esquerda à principal aposta do governo Lula no campo fiscal.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas