Extra

Petrobras pedirá para Ibama rever decisão sobre rio Amazonas

Da Redação

24 de maio de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h24)

Estatal quer que autarquia reconsidere proibição de explorar petróleo na bacia da foz. A negativa da licença gerou cisão no governo Lula

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA PETROBRAS

Aeródromo em construção pela Petrobras em Oiapoque (AP) para exploração de petróleo na foz do rio Amazonas

Aeródromo em construção pela Petrobras em Oiapoque (AP) para exploração de petróleo na foz do rio Amazonas

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (24) que vai pedir ao Ibama para rever a decisão que negou licença para a estatal explorar petróleo na bacia da foz do rio Amazonas.

A autarquia, que atua no licenciamento e fiscalização das políticas ambientais, considerou que a empresa não apresentou um plano que garanta a proteção da fauna local em caso de acidentes, e que são necessários mais estudos para saber do impacto da obra em terras indígenas. A negativa foi formalizada em 17 de maio.

“Tem que ver como a gente combina a necessidade do desenvolvimento econômico, da exploração de riquezas naturais importantes, como o petróleo, com a preservação ambiental. O Brasil já mostrou que é possível fazer isso

Alexandre Padilha

ministro das Relações Institucionais, ao falar sobre o impasse entre Ibama e Petrobras a jornalistas nesta terça-feira (23)

O caso gerou um embate no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Randolfe Rodrigues, líder da situação no Senado, deixou a Rede, partido da ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Ele argumenta que barrar o projeto prejudica o Amapá, por onde a obra passaria. O podcast Durma com Essa falou sobre esse atrito .

O próprio Lula disse que não descarta explorar petróleo na região. Esse é um dos planos do governo que se contrapõem ao seu discurso ambiental. O Nexo elencou em um Expresso em 1º de maio cinco propostas que ameaçam a conservação da Amazônia e o combate às mudanças.

Enquanto lida com fogo amigo de um lado, de outro Marina enfrenta a mobilização da bancada ruralista para desidratar o Ministério do Meio Ambiente. A Câmara se prepara para votar a medida provisória de Lula que reestruturou o governo federal. O relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) tira diversas competências da pasta. “Querem implementar o governo Bolsonaro no governo Lula”, disse a ministra em entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta terça-feira (22).

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas