Extra

Relator de Plano Diretor de SP reduz área para prédios altos

Da Redação

19 de junho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h26)

Vereador deve cortar pela metade diâmetro liberado ao redor de metrô para construções sem limite de altura. Recuo vem após pressão de partidos da oposição a Ricardo Nunes e de urbanistas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/FLICKR – 27/03/2019

Vista aérea da cidade de São Paulo. Uma série de prédios ao fundo e no lado direito da fotografia. No lado esquerdo, algumas casas e ruas.

Vista aérea da cidade de São Paulo

Rodrigo Goulart (PSD), relator da revisão do Plano Diretor paulistano, cedeu às pressões da oposição ao governo de Ricardo Nunes e de urbanistas e decidiu nesta segunda-feira (19) reduzir de 1.000 para 800 metros o raio em que prédios sem limite de altura poderão ser feitos ao redor de estações de metrô.

Também deverão sair do texto, já aprovado em primeira votação, as mudanças no pagamento por construtoras da chamada outorga onerosa, que prejudicariam o fundo destinado a moradias populares, incentivos para o aumento do número de vagas de garagens e a possibilidade de prédios mais altos que o Mirante de Santana, que afetariam o trabalho de instituto meteorológico no local.

600 metros

é o limite atualmente em vigor

As flexibilizações trazidas pelo projeto sobre o entorno das estações de metrô, mesmo com o recuo, vão fazer com a que a cidade ganhe cerca de 43 km2 a mais das chamadas áreas passíveis de verticalização com regras mais flexíveis. Considerando outras mudanças propostas, se a nova versão do texto for aprovada, São Paulo terá um aumento de 83% desse tipo de área, um percentual considerado ainda elevado demais por urbanistas, informou o jornal O Estado de S. Paulo.

O afrouxamento dos limites de construção atende às demandas de empreiteiras. Mas especialistas têm apontado que determinados bairros não vão dar conta do adensamento da população, pois já sofrem com trânsito de carros excessivo e dificuldades para o escoamento das chuvas. Este Expresso do Nexo destrinchou todas as críticas ao projeto.

O Nexo também elaborou um glossário para você acompanhar o debate sobre o Plano Diretor, que deverá ter sua votação definitiva na sexta-feira (23).

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas