Minha Casa Minha Vida: governo aumenta subsídio e reduz juros
Da Redação
20 de junho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 17h26)Decisão é do Conselho Curador do FGTS. Medidas valem para famílias em faixas mais baixas de renda. Valor máximo do imóvel que pode ser comprado também cresce
Homem trabalha em obra do Minha Casa Minha Vida em Olinda, Pernambuco
O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) decidiu nesta terça-feira (20) aumentar o subsídio para moradias do Minha Casa Minha Vida, reduzir os juros para parte das famílias contempladas e elevar o valor dos imóveis que podem ser financiados.
O subsídio é a parte do financiamento do imóvel que é paga pelo governo federal por meio do programa. O conselho do FGTS é responsável por definir as regras de aplicação do fundo. As regras aprovadas pelo grupo são:
Principal programa de habitação dos governos do PT, o Minha Casa Minha Vida teve início em 2009, no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e ajuda famílias de baixa renda a ter acesso à moradia. O Nexo Políticas Públicas fez uma Linha do Tempo que mostra como ele se insere no histórico de políticas de habitação no Brasil.
O Minha Casa Minha Vida foi substituído no governo de Jair Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela, programa semelhante ao dos governos petistas, mas que priorizou faixas mais altas de renda. Lula relançou a política original em 2023, voltando a focar nos mais pobres. O Nexo falou sobre a retomada no podcast Durma com Essa .
Lula tem falado em ampliar o Minha Casa Minha Vida, como registrou o portal G1. O presidente diz que quer incluir no programa famílias de classe média que ganham até R$ 12 mil. O governo reservou R$ 9,5 bilhões para a política em 2023.
O Nexo fez uma entrevista com a arquiteta e urbanista Magaly Marques Pulhez, do Centro de Estudos da Metrópole, sobre a retomada do programa e as principais críticas a ele. Para ela, o Brasil tem um histórico de associar a política habitacional à construção de novas casas, deixando de lado outras ações.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas