Golpe tira do governo família que chefiou o Gabão por 56 anos
Da Redação
30 de agosto de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h06)Militares derrubam presidente recém-eleito para terceiro mandato. General assume comando do país da África Central. Em três anos, houve oito deposições no continente, todas em ex-colônias francesas
Temas
Compartilhe
Populares celebram golpe nas ruas da cidade de Port-Gentil, no Gabão
Militares deram um golpe de Estado nesta quarta-feira (30) no Gabão, país da África Central que era comandado por uma mesma família havia 56 anos. Membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário foram removidos. E as fronteiras, fechadas.
Recém-eleito para um terceiro mandato, numa disputa cercada de acusações de fraudes, Ali Bongo foi posto em prisão domiciliar. O g eneral Brice Oligui Nguema, que era chefe da Guarda Presidencial, assumiu o governo. A tomada de poder ocorreu na madrugada.
“Em nome do povo gabonês, decidimos defender a paz, pondo fim ao atual regime”
Ali Bongo assumiu a presidência do Gabão após a morte do pai, Omar Bongo, que comandou o país de 1967 a 2009. Isolado pelos militares, Ali divulgou um vídeo no qual pediu ajuda externa contra o golpe, conforme registrou o jornal O Globo.
Desde 1952, a África foi palco de 98 golpes de Estado bem-sucedidos. A deposição do governo do Gabão é oitavo golpe no continente desde 2020, todos ocorridos em ex-colônias francesas, como mostrou o site G1.
Segundo analistas de relações internacionais ouvidos pela agência D eutsche Welle, há uma desilusão com a democracia diante da pobreza, da falta de articulação da sociedade e de uma excessiva influência da França.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas