Drew Barrymore recua de retomar talk show na greve após críticas
Da Redação
17 de setembro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h08)Apresentadora disse que seu programa matinal voltaria ao ar sem usar roteiristas para não infringir regras de sindicato. Depois de repercussão negativa, atriz desistiu de plano e pediu desculpas
Temas
Compartilhe
Drew Barrymore em tapete vermelho de evento da revista Time para celebrar as 100 pessoas mais influentes do mundo, em Nova York
A atriz Drew Barrymore afirmou neste domingo (17) que não vai mais retomar a produção do seu programa matinal até o fim da greve que atinge Hollywood.
A apresentadora recebeu uma enxurrada de críticas após anunciar, uma semana antes, que seu talk show voltaria sem usar roteiristas, mesmo durante a paralisação do sindicato dos profissionais nos EUA.
“Ouvi a todos e decidi pausar a estreia do programa até que a greve termine. Não tenho palavras para expressar minhas mais profundas desculpas para qualquer pessoa que eu tenha machucado e, claro, para a equipe incrível que trabalha no programa”
Roteiristas são vedados pelo sindicato de trabalhar durante a greve, que começou em maio e afeta a televisão e cinema. Muitos programas diários como o “Drew Barrymore Show” saíram do ar ou operam sem roteiristas, como mostra uma reportagem da revista americana Variety. Alguns, como o “Real Time with Bill Maher”, também anunciaram o retorno recentemente.
As produções de séries e filmes de grandes estúdios estão paralisadas, em especial a partir de julho, quando o sindicato dos atores também entrou em greve. Barrymore não estaria vedada de trabalhar porque no talk show , que existe desde 2020 no canal CBS, é apresentadora. Mas a paralisação impõe várias regras aos profissionais — eles não podem, por exemplo, promover lançamentos, o que é a principal razão para participarem de programas de entrevista. O site Gizmodo Brasil listou em julho as principais exigências.
Ao anunciar a retomada do programa, Barrymore havia dito que a produção não iria violar regras, por não trazer de volta seus roteiristas e não fazer promoção de obras afetadas pela greve. Mas foi criticada mesmo assim. O anúncio foi visto como falta de solidariedade com os colegas da indústria, o que levou a premiação literária National Book Awards a desconvidar Barrymore de apresentar a cerimônia de 2023, como relatou o jornal Folha de S.Paulo em 13 de setembro.
O Nexo mostrou num Expresso publicado em julho que os roteiristas e atores cobram condições melhores de remuneração e contratos numa indústria transformada pelo streaming e a tecnologia. O sindicato dos roteiristas deve retomar negociações com a associação de estúdios na semana de 18 de setembro para tentar chegar a um acordo, enquanto as conversas com os atores seguem empacadas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas