Extra

Valdemar Costa Neto é preso em flagrante por porte ilegal de arma

Da Redação

08 de fevereiro de 2024(atualizado 08/02/2024 às 19h32)

Presidente do PL também foi alvo de busca e apreensão em operação que apura tentativa de golpe. Artefato tinha documentação irregular e em nome do filho do político. Polícia Federal cumpre mandados contra Bolsonaro e entorno

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Adriano Machado/Reuters - 08.nov.2022Close de Valdemar Costa Neto ao microfone

Valdemar Costa Neto fala em microfone

Valdemar Costa Neto foi preso em flagrante nesta quinta-feira (8) por porte ilegal de arma. O presidente do PL tinha um armamento com documentação irregular em sua residência em Brasília. Agentes também encontraram com ele uma pepita de ouro de aproximadamente 39 gramas

A detenção ocorreu enquanto policiais federais cumpriam mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Tempus Veritatis (hora da verdade, do latim), que apura uma tentativa de golpe por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do seu entorno. Além dos dois, também foram alvos da ação nesta quinta (8):

  • Walter Braga Netto, ex-chefe da Casa Civil, candidato a vice de Bolsonaro em 2022 e general da reserva
  • Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional e general da reserva 
  • Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-comandante do Exército, ex-ministro da Defesa e general da reserva
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha e almirante da reserva
  • Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército e general de Exército da reserva

Segundo o blog da jornalista Camila Bomfim, no site G1, a arma encontrada na casa de Costa Neto estava registrada em nome do filho do político, além de estar com a documentação vencida.

A prisão em flagrante por posse ilegal de arma não tem relação direta com a operação em curso nesta quinta (8), mas foi realizada enquanto agentes faziam buscas na residência de Costa Neto, conforme pontuou o jornal O Globo.

Costa Neto foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em Brasília, como registrou a rede CNN Brasil. Ele está detido sem a possibilidade de pagar fiança e ainda passará por audiência de custódia. 

Segundo laudo da perícia da Polícia Federal, reproduzido pelo site Metrópoles, a pepita de ouro encontrada com Costa Neto tem características do garimpo ilegal.

A operação deflagrada nesta quinta (8) foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, conforme relatou o Nexo. A Polícia Federal afirmou, no relatório que embasou a ação, que o PL foi usado para financiar uma tentativa de golpe de Estado. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, integrantes do partido informaram que também foram realizadas buscas no diretório nacional da legenda, em Brasília.

O Nexo agora tem um canal no WhatsApp!

Você pode se inscrever neste link

Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas