Extra

Manifestantes comemoram nova lei alemã da maconha

Da Redação

01 de abril de 2024(atualizado 01/04/2024 às 19h42)

Cada pessoa com 18 anos ou mais pode agora ter posse de até 25g em espaços públicos, até 50g em casa e cultivar até três plantas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Christian Mang/REUTERS

Homem fuma maconha no centro de Berlim após entrada em vigor de nova lei na Alemanha

Cerca de 1.500 pessoas se reuniram na madrugada, no portão de Brandemburgo, centro de Berlim, para a entrada em vigor nesta segunda-feira (1º) da lei que legaliza o consumo pessoal de maconha no país.

A legislação foi proposta pela coalizão do chanceler Olaf Scholz e foi aprovada pelo parlamento do país europeu no fim de fevereiro. A lei permite que pessoas com 18 anos ou mais possam:

  • ter posse de até 25g de maconha em espaços públicos
  • cultivar até três plantas de maconha
  • ter posse de até 50g de maconha em residências particulares

É proibido o consumo da droga a menos de cem metros de escolas, creches e parques infantis. Karl Lauterbach, ministro da Saúde, disse que a liberação tem dois objetivos: “reprimir o mercado ilegal e prevenir que crianças e adolescentes consumam cannabis”, como registrou o site da agência Reuters. Segundo ele, o consumo da droga entre menores de 18 anos tem aumentado a cada ano, apesar da lei vigente.

A oposição acusou Lauterbach de promover o uso de drogas. O partido conservador União Democrata-Cristã vê “estímulo econômico para o tráfico”. Uma associação de policiais disse que “a partir de 1º de abril, nossos colegas enfrentarão situações de conflito com os cidadãos”, conforme registrou o jornal Folha de S.Paulo.

4,5 milhões

é o número estimado de pessoas que consomem maconha na Alemanha

A lei também vai permitir “clubes de maconha”, para produção em maior escala. Esses grupos vão poder ter até 500 membros adultos, e só eles poderão consumir o que for produzido. O site do canal francês Euronews explicou que esses clubes só devem ser liberados a partir de 1º de julho.

A Alemanha é o terceiro país da Europa e o nono do mundo a legalizar o uso recreativo de maconha, como contou o site do canal americano CNN. Em algumas nações, como EUA e Austrália, as regras para o uso variam em cada estado.

O Nexo agora tem um canal no WhatsApp!

Você pode se inscrever neste link

Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas