100 dias da eleição: veja as principais datas do calendário eleitoral
Caroline Souza e Gabriel Zanlorenssi
23 de junho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h34)As candidaturas devem ser registradas até o dia 15 de agosto e a campanha oficial começa no dia seguinte. A partir disso, serão um mês e meio até o primeiro turno
Daqui a cem dias, em 2 de outubro de 2022, o Brasil vai às urnas para escolher deputados, senadores, governadores e presidente. Por conta da agilidade da apuração com as urnas eletrônicas, no mesmo dia já serão divulgados resultados para o pleito.
Para governadores e, eventualmente, para a Presidência, um segundo turno pode ser realizado entre os dois mais votados, se ninguém alcançar mais de 50% dos votos válidos. A segunda votação vai ocorrer no dia 30 de outubro, no último domingo do mês.
As candidaturas devem ser confirmadas até o dia 15 de agosto. No dia seguinte, a campanha oficial já começa nas ruas e na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV só começa dez dias depois, em 26 de agosto.
O programa eleitoral, os comícios, a propaganda na rua e na internet têm datas específicas para acabar no primeiro turno e retornar no segundo. A data de posse de governadores e presidente será no dia primeiro de janeiro, enquanto deputados e senadores tomam posse no mês seguinte.
Principais datas do calendário eleitoral:
O calendário completo pode ser consultado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas