Furacões, enchentes e terremotos. Qual o contexto deste desastre natural?
Murilo Roncolato
05 de setembro de 2017(atualizado 28/12/2023 às 12h19)Tragédias com causas naturais afetam países de todo o mundo, com efeitos mais devastadores sobre os mais pobres; relembre casos por imagens que mostram o antes e depois do desastre
Temas
Compartilhe
A costa sul dos Estados Unidos enfrentou o furacão Harvey até o dia 2 de setembro, quando o fenômeno se dissipou após arrasar áreas e deixar cidades como Houston, no estado do Texas, parcialmente submersas . O desastre foi responsável por fazer ao menos 60 vítimas fatais e deixar milhares desabrigados.
Desastres naturais motivam grande preocupação no mundo, principalmente sobre países mais pobres, que são os que mais sofrem os efeitos de um fenômeno climático, como um furacão ou um terremoto. Como mostra este texto doNexo, fatalidades costumam ser mais evitadas em nações mais ricas. Segundo a ONU, em relatório de 2016 do Escritório para Redução de Riscos em Desastres, “a exposição a desastres é exacerbada pela pobreza, falta de sistemas de aviso prévio, governança pobre de riscos e inexistência de mecanismos de proteção civil que são tidos como garantia em países ricos”.
Já segundo relatório de maio de 2017 do Conselho Norueguês para Refugiados, organização de referência no assunto, 24 milhões de pessoas tiveram que se deslocar das suas casas em 2016 por conta desses fenômenos. O número é três vezes maior do que o de deslocados por conflitos armados. A projeção do conselho é de que, em razão do agravamento das mudanças climáticas, esse número cresça cada vez mais .
Partindo dessa preocupação, oNexo preparou um quiz que relembra o contexto de alguns dos principais desastres naturais recentes, ocorridos em diferentes países, pobres e ricos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas