Interativo

O que você sabe sobre a participação feminina na política? Faça o quiz

Isadora Rupp

07 de março de 2024(atualizado 08/03/2024 às 19h21)

Mulheres ainda são minoria em espaços de poder em muitos países. O ‘Nexo’ testa os seus conhecimentos sobre a atuação delas em partidos, parlamentos e Presidências

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

Montagem de representantes femininas na política

A falta de representatividade na política não é apenas uma realidade brasileira, onde atualmente apenas 17,5% dos parlamentares na Câmara dos Deputados são mulheres. 

Embora avanços tenham ocorrido, poucos países têm mulheres na Presidência, paridade de gênero nas casas legislativas ou mais mulheres do que homens nos cargos. A sub-representação também se estende aos partidos políticos. 

Neste quiz, o Nexo desafia seus conhecimentos sobre a atuação de mulheres na política e mostra quais são os países com as melhores e as piores representações. Faça o teste:

1

Qual foi o primeiro país a eleger uma mulher presidente? 

Resposta:

A islandesa Vigdis Finnbogadottir foi a primeira mulher a ser eleita presidente no mundo, em 1° de agosto de 1980. Quando se tornou chefe do Executivo da Islândia, era divorciada e mãe solo, e enfrentou certa resistência por conta do seu estado civil, mas sempre respondia a provocações e perguntas impertinentes. Finnbogadottir presidiu a Islândia por 16 anos, até 1996. Meninas e mulheres do país cresceram com a figura dela na Presidência, uma representatividade que encorajou mulheres a se envolverem na política do país. Atualmente, Finnbogadottir tem 93 anos, é embaixadora da boa vontade da Unesco, órgão da ONU para educação, ciência e cultura, e ativista pela igualdade de gênero.

2

Qual destes países nunca foi presidido por uma mulher?

Resposta:

Desde que se tornou independente, em 1776, os Estados Unidos nunca tiveram uma presidente mulher. Em 2016, Hillary Clinton venceu as prévias pelo Partido Democrata para concorrer à Presidência. Ela foi a primeira mulher escolhida por um dos dois grandes partidos dos Estados Unidos para disputar o cargo. As pesquisas à época mostravam ela como a favorita. A democrata perdeu para Donald Trump, do partido Republicano, embora tenha vencido no voto popular, por conta da dinâmica do sistema eleitoral americano. Hillary é advogada e exerceu cargos como secretária de Estado dos EUA de 2009 a 2013. Foi senadora por Nova York de 2001 a 2009 e primeira-dama de 1993 a 2001, quando seu marido, Bill Clinton, presidiu o país. 

3

A primeira presidente eleita do Brasil foi Dilma Rousseff. Qual destes cargos ela ocupou antes de virar presidente?

Resposta:

Eleita em outubro de 2010 no segundo turno, com 56,05% dos votos, Dilma foi a primeira mulher a ocupar o posto de presidente da República no Brasil. Antes de assumir a chefia do Executivo, ela não concorreu a nenhum cargo eletivo, mas trabalhou como Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre e Secretária Estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Em 2001, filiou-se ao PT. Economista de formação, Dilma participou  em 2002 da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética, e assumiu o ministério de Minas e Energia após a vitória do petista. Posteriormente, também ocupou a Casa Civil. Na juventude, após o Golpe Militar de 1964, Dilma participou da luta armada de esquerda, foi presa e torturada. Em 2014, foi reeleita presidente, e sofreu um processo de impeachment em 2016. Em 2018, foi candidata ao Senado por Minas Gerais, mas não se elegeu e ficou em quarto lugar. Atualmente, Dilma Rousseff comanda o NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos Brics – bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

4

Quem foi a primeira senadora mulher eleita no Brasil?

Resposta:

A primeira senadora eleita no Brasil foi Eunice Michiles, em 1979, ainda no período ditatorial de Ernesto Geisel, representando o Amazonas. Quando tomou posse, foi recebida com flores e poesia pelos senadores. A atuação na casa foi complexa: os colegas homens não aprovavam seus projetos, voltados para a garantia de direitos para as mulheres. A senadora, que integrava o Arena, partido que dava sustentação à Ditadura, também ocupou em 1985 cargo na Mesa Diretora do Senado, lugar de postos importantes dentro das casas legislativas, mas que raramente tem mulheres em sua composição. Aos 93 anos, Michiles continua na política e é filiada ao PL.

5

Quando o Brasil instituiu o voto feminino?

Resposta:

O Código Eleitoral de 1932, marco legal que regulou as disputas municipais, estaduais e federais no Brasil, também trouxe o direito de voto para as mulheres. No entanto, diferente dos homens, elas não eram obrigadas a votar. A obrigatoriedade foi díspar até 1965, quando foi estendida também a elas. 

6

Qual é a porcentagem de mulheres entre os filiados a partidos políticos no Brasil?

Resposta:

Segundo as estatísticas mais recentes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 46% dos filiados a partidos políticos são mulheres, apenas 7,3 milhões. Entre políticas que chefiam partidos, a disparidade é ainda maior: apenas cinco mulheres presidem alguma das 30 siglas no país. Pelo menos 82 milhões de mulheres estão cadastradas na Justiça Eleitoral e são aptas a votar. Elas são a maioria do eleitorado brasileiro, e representam 53% dos eleitores.

7

Qual o país com a maior parcela de mulheres no parlamento?

Resposta:

Segundo o ranking do IPU Parline, que reúne dados de parlamentos de todo o mundo e compila a participação das mulheres, o país do mundo que tem o maior número de mulheres no parlamento é Ruanda, na África Oriental: 61,3% dos assentos. Após o genocídio no país, em 1994, que deixou entre 800 mil e 1 milhão de pessoas mortas, em sua maioria homens, a mudança estrutural da sociedade levou as mulheres a assumirem cargos na política e na administração pública. O país também avançou em políticas públicas para mulheres, algo que, segundo pesquisas, foi fundamental para a participação política feminina.

8

Qual destes países tem menos mulheres no parlamento do que o Brasil?

Resposta:

De acordo com os dados do ranking IPU Parline de fevereiro de 2024, a Índia tem um porcentual menor de mulheres na política: 14,7%, e ocupa o 143° lugar entre os 193 países. No Brasil, a porcentagem é de 17,5%, e o país está no 134° lugar.

9

Em qual destes países uma mulher presidiu a Câmara antes da Segunda Guerra Mundial?

Resposta:

Segundo o IPU Parline, a Áustria foi o único Estado onde uma mulher foi eleita presidente da Câmara antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi a social-democrata Adelheid Popp, em 1919. Ela também foi a primeira mulher a falar no parlamento austríaco, e trabalhou para promover reformas políticas e sociais. Atualmente, 41% dos assentos do parlamento da Áustria são ocupados por mulheres, e o país é o 26° do ranking de mulheres na política, entre os 193 países.

10

Em 2024, quantos países têm mulheres que presidem as casas legislativas?

Resposta:

O IPU Parline mostra que 57 países têm mulheres nas presidências da Câmara e/ou do Senado e que 63 políticas presidem uma das casas. Há países, como o México, em que tanto a presidência da Câmara quanto a do Senado têm uma mulher no posto (Marcela Guerra Castillo e Ana Lilia Rivera, respectivamente). O México é o 4° país com a melhor representatividade de mulheres nos parlamentos, com 50,4% dos assentos ocupados por elas, situação fruto de uma lei que garante a paridade no Congresso. Em 2024, o México pode ter uma mulher na Presidência pela primeira vez. Claudia Sheinbaum, que já foi prefeita da Cidade do México, e a senadora Xóchitl Gálvez lideram as pesquisas de intenção de voto do pleito, que será em junho.

RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS PARA VER SEU RESULTADO FINAL.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas