Como começar a ler para crianças: a obra de Monteiro Lobato
Laila Mouallem e José Orenstein
25 de outubro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 23h19)Saiba mais sobre o trabalho do escritor e sobre o debate em torno da diversidade racial na literatura infantil brasileira
Temas
Compartilhe
Livros infantis clássicos envelhecem? Como lidar com obras que fazem parte do cânone da literatura e trazem mensagens inadequadas ou mesmo racistas? Essas são algumas das perguntas que permeiam o terceiro episódio da série de podcasts “Como começar a ler para crianças”.
A cada semana, a obra de um autor clássico é explorada. Esta é a vez de Monteiro Lobato, precursor da literatura infantil brasileira. Em 2019, seus livros entraram em domínio público. E, pelo menos desde 2010, seu trabalho está no centro de controvérsias: alguns dizem que, por ter teor racista, sua obra infantil não deveria ser lida; outros defendem que ela deve ser lida, sim, mas de forma crítica, com um mediador que a contextualize.
A entrevistada do episódio é a escritora e antropóloga Heloisa Pires Lima, autora de livros infantis como “Histórias da Preta” e pesquisadora de questões raciais envolvendo a obra de Lobato. Ouça:
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Stitcher | Outros apps (RSS)
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas