Qual o impacto da queda na produção industrial brasileira
Letícia Arcoverde e Conrado Corsalette
04 de fevereiro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h38)Depois de dois anos de avanço, a indústria recuou em 2019, em um resultado fortemente afetado pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na terça-feira (4) dados da produção industrial brasileira em 2019, que apontam uma queda de 1,1% depois de dois anos de avanço. O maior recuo foi na indústria extrativa, que inclui a mineração e sofreu com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019.
Este é o tema principal do“Durma com essa” de hoje, que fala sobre os motivos da baixa na produção industrial e conversou com o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, sobre qual pode ser o impacto desses resultados para a economia como um todo.
O correspondente do Nexo em Paris, João Paulo Charleaux , fala sobre os movimentos de Evo Morales para tentar voltar à política na Bolívia. E o redator Estêvão Bertoni explica quais são as dificuldades que o Ministério da Educação está enfrentando para emplacar o programa Future-se, que busca ampliar a participação da iniciativa privada nas universidades federais.
A partir de agora, assinantes do Nexo podem enviar perguntas para o “Durma com essa” sobre temas do debate público para serem respondidas em programas especiais. É só enviar as dúvidas pelo grupo de assinantes do jornal no Facebook ou o emaildurmacomessa@nexojornal.com.br. Participe!
Assine o podcast: Spreaker | Apple Podcasts | Deezer | Google Podcasts | Spotify | Outros apps (RSS)
Colaborou Laila Mouallem
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas