Temas
Compartilhe
Lontras são uma exceção dentre mamíferos marinhos que habitam águas frias, pois são pequenas, e não se protegem do frio através das camadas grossas de gordura em sua pele, como a maioria dos mamíferos de águas geladas, incluindo baleias, focas e morsas. Mamíferos e aves são animais homeotérmicos, o que significa que eles mantêm sua temperatura corporal estável, em geral de 35 a 40°C, independentemente das temperaturas do ambiente. Manter essas temperaturas quentinhas dentro do corpo é difícil quando o animal vive na água fria, pois a água nos faz perder calor de maneira cerca de 25 vezes mais rápida que o ar.
Lontra no parque nacional dos EUA
Um novo estudo demonstra como lontras conseguem se manter aquecidas enquanto nadam em águas geladas: os animais geram calor internamente, nas suas mitocôndrias.
Alicia Kowaltowskié médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.
Navegue por temas