Fortalecer a sociedade civil é estratégia de desenvolvimento

Debate

Fortalecer a sociedade civil é estratégia de desenvolvimento
Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Mariana Chiesa Gouveia Nascimento


01 de junho de 2020

A complexidade dos desafios que o país encara, na pandemia do novo coronavírus, está chamando atenção para as potencialidades de um maior envolvimento do terceiro setor na implementação de políticas públicas e na definição de inovações para lidar com problemas que assolam a coletividade

No contexto da pandemia da covid-19, a capacidade coletiva de resposta aos desafios está em teste. Este complexo cenário evidencia que as estratégias e soluções envolvem uma articulação mais ampla. A necessidade de incorporar a diversidade de expertises e competências nunca foi tão explícita, e é neste contexto que ganha destaque o papel que vem sendo desempenhado pelas organizações da sociedade civil.

As ações essenciais desempenhadas por essas entidades durante a pandemia têm sido um contraponto importante ao discurso de antagonismo e desconfiança em relação ao terceiro setor, que, de forma mais ou menos intensa, sempre esteve presente. No nível federal, o ano de 2019 foi marcado por posicionamentos afrontosos veiculados pelo presidente da República e outros líderes do governo, e medidas persecutórias dirigidas às organizações da sociedade civil, como a redução drástica da participação dessas entidades representativas em conselhos e colegiados.

Nas esferas estadual e municipal, também se verificou uma deterioração no relacionamento entre poder público e terceiro setor, sobretudo no contexto de execução de parcerias, com seguidos contingenciamentos e cortes nos repasses de recursos, além de um agravamento no próprio regramento jurídico referente a esses ajustes.

Entretanto, a complexidade dos desafios que o país encara, atualmente, está chamando atenção para as potencialidades de um maior envolvimento da sociedade civil organizada na implementação de políticas públicas e na definição de estratégias inovadoras para lidar com problemas que assolam a coletividade.

Por meio das múltiplas parcerias já existentes com diversos níveis da administração pública, as entidades sem fins lucrativos se provam atores importantes na prestação de serviços essenciais à população. Organizações atuantes na área da saúde, por exemplo, são peças-chave para garantir a sustentabilidade da rede pública e a adequada gestão hospitalar, notada de forma mais evidente pela sociedade no atual cenário de pandemia.

Os artigos publicados no nexo ensaio são de autoria de colaboradores eventuais do jornal e não representam as ideias ou opiniões do Nexo. O Nexo Ensaio é um espaço que tem como objetivo garantir a pluralidade do debate sobre temas relevantes para a agenda pública nacional e internacional. Para participar, entre em contato por meio de ensaio@nexojornal.com.br informando seu nome, telefone e email.