Taís Fagundes
Temas
Compartilhe
A convite da seção 'Favoritos, a escritora Taís Fagundes indica cinco livros para ajudar as crianças a refletirem sobre si e sobre o mundo
Minha mãe era secretária de uma escola estadual. Desde os meus 6 anos, eu esperava o fim do seu turno na biblioteca, onde folheava livros e adentrava mundos distintos dos meus. Aquelas lentes me fizeram acessar realidades diferentes da minha e descobrir as grandiosidades da vida.
Cresci, me desenvolvi e entendi que a minha história começou antes de eu nascer. Veio com a herança cultural e a bagagem ancestral das pessoas que vieram antes de mim. Todos esses aspectos se uniram às minhas vivências. É como se eu fosse um papel, e, com o passar dos anos, fui adquirindo traços, marcas e cicatrizes que me transformaram em um papel amassado. Único, como você.
Por isso escrevi “Papel amassado”, que conecta a identidade à cultura que a permeia. Compartilho aqui cinco livros que me fizeram perceber mais o mundo ao redor.
Flávia Camargo (ils. Ana Cardia, Ases da Literatura, 2024)
“Outro você” traz uma escrita para acalmar os leitores acerca das incertezas da vida. De forma singela, e ao mesmo tempo profunda, o livro trata da capacidade de se reinventar e compreender as transformações do tempo.
Emily Winfield Martin (trad. Marília Garcia, VR, 2019)
Um livro expressivo de amor, que demonstra o olhar dos pais para com seus filhos, nos anseios mais sinceros pela sua evolução na jornada da existência. Com uma mensagem de carinho e esperança, a obra faz pensar em todas as maravilhas que é possível ser.
Dr. Seuss (trad. Bruna Beber, Companhia das Letrinhas, 2018)
O protagonista desta história iniciou sua jornada pelo mundo, e sabe que vai passar por muitos lugares diferentes. Ele tem autonomia para escolher sua caminhada, mas pode se deparar com algumas adversidades. Afinal, o que importa é que a jornada será por “Lugares Incríveis”.
Susan Verde (ils. Peter N. Reynolds, Harry N. Abrams, 2018)
Sem edição em português, este livro demonstra quantas possibilidades se tem na vida: aprender, sonhar e se maravilhar com o mundo ao nosso redor. Ao mesmo tempo, ele faz entender como lidar com o erro, o medo e a tristeza, protagonizando os sentimentos e as ações humanas.
Robert N. Munsch (ils. Sheila McGraw, Firefly, 1995)
Por meio do vínculo entre mãe e filho, a história contempla a passagem do tempo (do bebê à criança, da criança ao adolescente e do adolescente ao adulto). Também leva o leitor a compreender características dos ciclos de vida e a conectar o amor em todas as etapas humanas.
Taís Fagundes guia pessoas a reencontrarem o simples da vida por meio de uma transformação cultural. Com sua afetividade, se comunica sem fronteiras, levando sua palavra inspiracional em escritas e palestras. Escritora, mentora e head da Papel Amassado, de mesmo nome do seu primeiro livro, inspira corações a sentirem a estrada com pés descalços e a aprenderem a lidar com seus sentimentos.
*Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos do Nexo, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo. Por favor, considere também assinar o Nexo.
Destaques