Cientistas do Brasil que você precisa conhecer, ontem e hoje
Da Redação
17 de junho de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h22)‘Nexo’ lança nova série de vídeos e entrevistas com pesquisadores que marcaram a história e com os que estão se destacando no presente
A produção científica genuinamente brasileira, que começa em princípios do século 19 e avança pelo século 20 com o desenvolvimento das universidades, foi aos poucos sendo reconhecida no mundo inteiro. De Oswaldo Cruz, nascido em 1872, pioneiro no estudo de doenças tropicais, até Artur Avila, nascido em 1979, primeiro brasileiro a receber a medalha Fields, espécie de prêmio Nobel da matemática, cientistas do Brasil se destacaram e se destacam, hoje, em seus campos de pesquisa.
Ainda assim, a ciência, de forma geral, é pouco prestigiada no país e o cientista é muitas vezes visto como uma figura distante e inacessível, restrita ao universo do laboratório e de um saber técnico específico.
Em 2019, o Ministério da Ciência foi um dos que mais sofreu com cortes orçamentários – e na série histórica recente vem tendo reduções contínuas de verbas.
Nesse cenário, oNexo lança nesta segunda-feira (17) o projeto “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, com 12 vídeos e 12 entrevistas em texto na seção “Profissões” a serem publicados de forma alternada nas próximas semanas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas