Expresso

O que muda quando cientistas declaram emergência climática

Mariana Vick

15 de novembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h30)

Em artigo com tom político, mais de 11.000 cientistas de todo o mundo afirmam que o aquecimento global não é comunicado com a urgência devida. Até o momento, pesquisadores vinham relutando em usar essa linguagem

Temas

Compartilhe

Um grupo de 11.250 cientistas de 153 países afirmou que o planeta enfrenta uma “ emergência climática clara e inequívoca” e pediu ações urgentes para freá-la em um artigo publicado em 5 de novembro na seção de opinião da revista científica Bioscience.

O texto, que mescla aspectos de manifesto e artigo científico , sintetiza uma série de conclusões sobre o aquecimento global já divulgadas por estudos acadêmicos ao longo dos últimos anos.

A ideia do grupo, que usa uma abordagem política rara em publicações científicas sobre o tema, é alertar de forma clara e sintética a sociedade sobre a crise do clima. Eles defendem que o problema não é comunicado com a gravidade e a urgência necessárias por autoridades e cientistas.

Vários autores

no artigoAlerta de cientistas de todo o mundo sobre a emergência climática”, publicado na revista Bioscience em 5 de novembro

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas