Qual a dimensão da crise entre Bolsonaro e o Congresso
Marcelo Roubicek
26 de fevereiro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h42)Presidente compartilha no WhatsApp vídeo que convoca para manifestações contra o Parlamento. O ‘Nexo’ conversou com cientistas políticos para entender a dimensão do episódio
O presidente Jair Bolsonaro em evento da Caixa Econômica Federal em Brasília
Jair Bolsonaro vive um novo momento de crise com o Congresso. O mal-estar se agravou na terça-feira (25), quando o site BR Político, canal do jornal Estado de S. Paulo, revelou que o presidente estava compartilhando, via WhatsApp, um vídeo no qual convocava apoiadores para um ato contra o Legislativo e o Judiciário em 15 de março. O material compartilhado relembra o atentado sofrido por Bolsonaro ainda na campanha eleitoral de 2018. E coloca o presidente no papel messiânico de um herói que luta pelo povo brasileiro.
O conflito entre Executivo e Legislativo se dá em torno do controle do Orçamento. Em meio ao debate, o general da reserva Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, disse que os parlamentares fazem “chantagem” com o governo. O clima, então, se acirrou com o vídeo compartilhado por Bolsonaro. E levantou um debate sobre possíveis intenções antidemocráticas do presidente .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas