O que o vídeo do Planalto mostra sobre a economia sob Guedes
Marcelo Roubicek
25 de maio de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h41)Privatizações, reformas, liberação de cassinos e apoio a grandes empresas foram lembrados por ministro em reunião de 22 de abril. O ‘Nexo’ reuniu seis pontos que ajudam a entender a gestão atual
O ministro da Economia, Paulo Guedes, discursa na solenidade de transmissão de cargo
Na sexta-feira (22), o vídeo de uma reunião ministerial ocorrida exatamente um mês antes no Palácio do Planalto se tornou público. A divulgação das imagens, que viraram assunto dominante nas discussões políticas dos brasileiros, aconteceu por decisão do ministro do Supremo Celso de Mello, relator do inquérito que investiga suspeitas de interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal.
Além dos palavrões, ameaças e xingamentos a autoridades brasileiras – como governadores e membros do Supremo Tribunal Federal – o vídeo revelou o protagonismo do ministro da Economia, Paulo Guedes, nos bastidores do governo. Protagonismo esse que aparece também na agenda de Jair Bolsonaro: na pandemia, o presidente tem se reunido quase 50% mais com Guedes do que com representantes do Ministério da Saúde, conforme levantado pelo jornal Valor Econômico.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas