Por que o índice de reajuste de aluguéis se descolou da inflação
Marcelo Roubicek
22 de outubro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h55)IGP-M acumula alta de quase 18% em 12 meses, muito acima do IPCA. Em meio à crise econômica, recomendação para locadores e locatários é sentar para negociar correções nos valores
Temas
Compartilhe
Seguranças em galeria fechada na capital paulista após a quarentena decretada pelo governo do estado
Em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a inflação brasileira chegou a atingir níveis historicamente baixos . Entre abril e agosto de 2020, a inflação acumulada em 12 meses ficou abaixo do piso de 2,5% ao ano estabelecido pela meta do Banco Central .
Em setembro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, produzido pelo IBGE), principal índice de variação de preços no Brasil, voltou a ficar acima do piso da meta de inflação, após um mês de alta puxada pelos alimentos . Apesar da elevação, a variação de preços em 12 meses segue em um patamar baixo, considerando o histórico brasileiro.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas