Expresso

As ameaças aos Yanomami. E a atuação do governo e do Supremo

Isabela Cruz

04 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h42)

Invadidas pelo garimpo, comunidades indígenas apontam omissão da PF e das Forças Armadas. Ministro Luís Roberto Barroso determinou operação policial no final de maio

Temas

Compartilhe

FOTO: XXSTRINGERXX/REUTERS

Indígena yanomami em frente a mina ilegal de ouro na floresta Amazônica

Yanomami acompanha agentes do Ibama em uma operação contra mineração ilegal de ouro em terra indígena na Amazônia

Em sua primeira visita à Terra Indígena Yanomami, o presidente Jair Bolsonaro ignorou a invasão de garimpeiros em curso na área e as recentes mortes de indígenas por abandono sanitário. O objetivo de sua presença, em 27 de maio de 2021, foi inaugurar uma ponte de madeira de 18 metros de comprimento na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Maior reserva indígena do país, o território dos Yanomami, demarcado oficialmente há três décadas, é palco de duas questões que têm dominado o contexto indígena e ambiental no país: a invasão do garimpo ilegal em terras demarcadas e a demora do Estado brasileiro na prestação de assistência a essas comunidades. Em ação no Supremo Tribunal Federal, lideranças indígenas pedem providências.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas