A escalada militar da Rússia no Leste Europeu, passo a passo
João Paulo Charleaux
18 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h18)Depois de posicionar 100 mil militares na fronteira com a Ucrânia, Putin faz exercício com tropas em Belarus, aumentando temores de conflito na região
Temas
Compartilhe
Militares russos participam de exercício militar na região de Rostov
Tropas russas deram início nesta terça-feira (18) a um exercício militar conjunto com militares de Belarus. A movimentação ocorre dois meses depois de os russos terem posicionado 100 mil militares perto da fronteira com outro país limítrofe, a Ucrânia. Esse passo a passo da movimentação russa no Leste Europeu reforça temores no Ocidente de que um conflito armado na região possa se tornar iminente.
Como o mapa abaixo demonstra, os dois palcos dessas movimentações militares mais recentes – Belarus e Ucrânia – são os dois únicos países na fronteira oeste da Rússia que ainda não foram incorporados à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a grande aliança militar fundada no pós-guerra, em 1949, por americanos e europeus para se contrapor ao poderio soviético de então. Ao mover tropas nessa direção, Moscou busca impedir que seus adversários incorporem Ucrânia e Belarus ao rol de países-membros da Otan – muito embora essa hipótese seja vista com ceticismo por alguns analistas .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas