Expresso

Conheça o candidato do UP à Presidência da República

Ana Elisa Faria

09 de agosto de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h43)

O ‘Nexo’ dá início à publicação das biografias dos postulantes ao Palácio do Planalto com este capítulo, que mostra a trajetória de Leonardo Péricles, ex-mecânico estreante na disputa presidencial

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: FACEBOOK/REPRODUÇÃOPerfil - Leonardo Péricles

Leonardo Péricles Vieira Roque é o candidato do UP (Unidade Popular pelo Socialismo) à Presidência da República nas eleições de 2022. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 26 de agosto de 1981. Tem, portanto, 40 anos.

É filho de Lurdes Rosário, dona de casa, e de Chico Preto, pintor de automóveis. Casado com a educadora popular Poliana Souza, Péricles é pai de dois filhos.

R$ 197,31

é o patrimônio declarado por Leonardo Péricles ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022

O que fez até disputar a primeira eleição

Apesar de ter nascido na capital mineira, Leonardo Péricles cresceu na periferia de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Começou a militância no movimento estudantil secundarista, em 2000, e por 11 anos participou de campanhas como a da defesa do meio passe para estudantes. Em 2013, teve papel ativo nas Jornadas de Junho no seu estado, movimentação que deu origem, mais tarde, à criação do UP .

De 2011 para cá, ele se dedica a iniciativas relacionadas a questões de moradia. Atualmente, faz parte do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e vive na ocupação urbana Eliana Silva, localizada no Barreiro, zona periférica de Belo Horizonte.

Aos 15 anos, entrou para o curso de mecânica no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e, formado, trabalhou por algum tempo na área. Também é técnico em eletrônica, porém, não chegou a exercer o ofício. Tempos depois, começou a cursar biblioteconomia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), mas não concluiu os estudos.

Em 2008, candidatou-se pelo PDT mineiro a vereador e não se elegeu. Nas eleições de 2020, já filiado ao UP, foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa da deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG), que ficou com o quarto lugar na disputa.

Atualmente, Péricles é presidente nacional do Unidade Popular.

Os cargos públicos que ocupou até aqui

O ex-mecânico nunca ocupou cargos eletivos ou no setor público ao longo da carreira política, apesar de já ter disputado duas eleições anteriormente, sem conseguir vencê-las.

Qual sua trajetória partidária

  • PDT : Partido Democrático Trabalhista (2008)
  • UP : Unidade Popular pelo Socialismo (2016-até hoje)

Na juventude, Leonardo Péricles se filiou ao PDT, legenda em que ficou por pouco tempo.

Alguns anos depois da primeira experiência partidária, Péricles se uniu a militantes do MLB, do MMOB (Movimento de Mulheres Olga Benário), do MLC (Movimento Luta de Classes) e do UJR (União da Juventude Rebelião) para formar o Unidade Popular, que nasceu em 2016. O partido foi registrado em agosto de 2019 e, em dezembro daquele ano, teve a aprovação do TSE , ocupando assim o número 80 nas urnas.

Trigésima terceira legenda do Brasil, o UP é o mais novo partido do país, que disputa pela primeira vez a Presidência da República.

Como se posicionava nas eleições de 2018

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK UP

O candidato do UP à Presidência, Leonardo Péricles, em uma manifestação

O candidato do UP à Presidência, Leonardo Péricles, em uma manifestação

O Unidade Popular pelo Socialismo é um partido do campo da esquerda, de viés socialista, que apresenta em seu conteúdo programático pontos como a nacionalização do sistema bancário e o controle popular do sistema financeiro, a reforma agrária e o fim do monopólio privado da terra, além da taxação progressiva de grandes fortunas.

Em 2018, durante a eleição presidencial, o UP não existia formalmente. Ainda assim a agremiação declarou apoio à chapa de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, do PSOL.

“O socialismo, para nós da UP, é conseguir que a maioria do povo tenha acesso e também dirija as riquezas do país: é dominar terras, bancos e grandes empresas. A UP tem um programa de reformas estruturais

Leonardo Péricles

candidato do UP à Presidência

O que fez desde 2018

Até 2019, o Unidade Popular, sob o comando de Leonardo Péricles, trabalhou para conseguir coletar o número de assinaturas exigidas (492 mil) para a oficialização do partido – o UP reuniu 497.230 assinaturas, distribuídas por 15 estados. No dia em que a sigla foi reconhecida, Péricles escreveu no Twitter : “Surge um partido que tem a tarefa histórica de levar ao poder quem a ele pertence: os pobres, as mulheres, a população negra, a indígena, a classe trabalhadora”.

Desde a sua aprovação, o UP se coloca contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), participando de manifestações nas ruas e também por meio das redes sociais. Segundo Péricles, Bolsonaro faz um “governo do caos” . “Agora tratamos de uma eleição nacional em que a gente tem um dos piores governos do Brasil. Um governo de fome, miséria, que tenta implementar um golpe militar”, disse ao site Poder360.

O UP estreou nas eleições em 2020 com cem candidatos a vereador e 15 a prefeito, mas não elegeu ninguém .

Os pontos fracos

A Estrutura Partidária

Péricles pertence a um partido novo e muito pequeno. Além disso, sua chapa não possui aliados nem apoios, o que dá ao UP pouco tempo de exposição nos meios de comunicação durante o horário eleitoral.A estrutura partidária

Os pontos fortes

Trabalho de base

O UP nasceu da união de organizações sociais e segue até hoje fazendo um trabalho de base , junto de trabalhadores, moradores de comunidades e ocupações.

Quem é sua vice

No dia em que o UP oficializou a candidatura de Péricles, em 24 de julho, o partido também indicou Samara Martins para vice na chapa.

Martins é mineira, vive no Rio Grande do Norte e trabalha como dentista no SUS (Sistema Único de Saúde). Iniciou a militância no movimento secundarista e, atualmente, é vice-presidente nacional do Unidade Popular. Foi candidata à vereadora em Natal nas eleições de 2020.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas