Expresso

Como o terremoto se soma ao cenário de crises na Turquia

Marcelo Montanini

07 de fevereiro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h47)

Tremores que destruíram cidades e deixaram milhares de mortos atingiram país que passa por instabilidade econômica e social. Tragédia aumenta poderes de presidente que deve tentar a reeleição

Temas

Compartilhe

FOTO: UMIT BEKTAS/REUTERS – 7.FEV.2023

Casas e prédios destruídos por terremorto em Hatay, na Turquia

Casas e prédios destruídos por terremorto em Hatay, na Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, decretou na terça-feira (7) estado de emergência por três meses nas 10 províncias afetadas pelo terremoto no sudeste do país. O tremor de 7,8 graus na escala Richter devastou parte dos territórios turco e sírio, deixando até a manhã desta quarta-feira (8) mais de 11.104 mortos e mais de 50 mil feridos. Do total, quase 8.574 mortos são turcos.

O decreto dará celeridade ao trabalho de resgate a partir da liberação de recursos com mais facilidade, mas também permitirá que Erdogan governe por decreto sobre essas províncias, ignorando o Parlamento e as autoridades regionais. A medida termina uma semana antes das eleições gerais, previstas para 14 de maio.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas