Por que Lula aposta na refinaria que foi foco da Lava Jato
Marcelo Roubicek
18 de janeiro de 2024(atualizado 16/02/2024 às 01h36)Presidente visita local e anuncia investimentos de até R$ 8 bilhões na Abreu e Lima, que marcou escândalo de corrupção da Petrobras. Obras para finalizar estrutura em Pernambuco foram incluídas no novo PAC
Lula (à esq.) e Jean Paul Prates posam na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco
Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em 18 de janeiro de 2024, a retomada de investimentos na refinaria Abreu e Lima, no município de Ipojuca, em Pernambuco. A estrutura foi um dos principais alvos da Lava Jato, que apurou casos de corrupção na Petrobras durante governos petistas.
No evento da cidade pernambucana, o presidente fez críticas à operação. “Se você quiser de fato apurar corrupção, você apura. O que não pode punir é a soberania de um país como o Brasil e da sua empresa mais importante, que é a Petrobras. A história ainda vai ser contada”, disse.
A refinaria chegou a ser citada em 2017 na primeira condenação de Lula pelo então juiz Sergio Moro, em sentença anulada em 2021. Neste texto, o Nexo explica o que é a estrutura, relembra seu histórico turbulento e mostra como e por que ela voltou a ser aposta do governo em 2024.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas