Os paralelos entre o Furacão Katrina e a tragédia no Sul
Mariana Vick
12 de maio de 2024(atualizado 12/05/2024 às 21h08)Enchentes em cidades gaúchas têm sido comparadas a evento que atingiu Nova Orleans em 2005. O ‘Nexo’ perguntou a cientistas sobre as semelhanças e diferenças entre as situações e as respostas a elas
Temas
Compartilhe
Mulher posa para foto em abrigo depois de sua casa ter sido atingida por desastre em Canoas (RS)
A tragédia no Rio Grande do Sul, que deixou diversas paisagens com aspecto de terra arrasada, tem sido comparada a outro grande desastre da história recente: o Furacão Katrina. As inundações sem precedentes registradas nas cidades gaúchas se assemelham às de 2005 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Lá também, 19 anos atrás, o avanço da água deixou inúmeros mortos e desabrigados, obrigando o território a se reconstruir do zero.
A quantidade de atingidos no Rio Grande do Sul não se compara à do desastre americano. A passagem do Furacão Katrina deixou mais de 1.800 mortos e 100 mil desabrigados, muitos dos quais nunca mais voltaram a Nova Orleans. A gravidade das cheias e os problemas em múltiplas frentes, no entanto, mostram paralelos entre os dois eventos, que podem ajudar o Brasil a não repetir erros dos Estados Unidos.
Neste texto, o Nexo explica o que foi o Furacão Katrina, quais danos ele causou em Nova Orleans, como a cidade se reconstruiu depois do evento e quais são suas semelhanças e diferenças com as enchentes no Sul. Mostra ainda quais medidas adotadas depois do desastre de 2005 podem servir de exemplo para as autoridades brasileiras.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas