O brasileiro trabalha muito ou pouco? Veja comparações
Mariana Vick
20 de novembro de 2024(atualizado 20/11/2024 às 20h04)PEC sobre fim da escala 6x1 levantou discussão sobre extensão de jornada. Carga horária média no país é de 39 horas semanais, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho
Movimento na ladeira Porto Geral com a rua 25 de Março, em São Paulo
A discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1 — na qual o trabalhador tem apenas um dia de folga na semana — gerada a partir de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) encabeçada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) levantou a seguinte questão: o brasileiro trabalha muito ou pouco?
Essa é uma pergunta complexa e difícil de responder. Organizações internacionais comparam as jornadas de trabalho em diferentes países, o que pode fornecer uma referência sobre a quantidade de horas trabalhadas no Brasil. Os dados mostram que a jornada no Brasil é longa, mas a discussão sobre trabalho também deve incluir outras variáveis, segundo pesquisadores da área.
Neste texto, o Nexo explica quantas horas o brasileiro trabalha e qual a diferença em relação a outros países, segundo dados disponibilizados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Mostra também se, a partir dessas informações, é possível responder se no Brasil se trabalha muito ou pouco e quais outras variáveis devem ser consideradas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas