Expresso

A movimentação nas redes pelo fim da escala de trabalho 6×1 

Mariana Vick

12 de novembro de 2024(atualizado 13/11/2024 às 12h54)

Redução de jornada semanal viralizou em plataformas como o X e ficou em alta em pesquisas no Google. Proposta de Emenda à Constituição sobre o tema busca seguir tendência vista em outros países

Temas

Compartilhe

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil - 22.SET.2022Mulher caminha em frente a loja de variedades

Comércio de rua no centro do Rio de Janeiro

A discussão sobre o fim da escala 6×1 ganhou as redes sociais. O tema foi um dos mais comentados do X (ex-Twitter) no fim de semana e na segunda-feira (11), quando contabilizou mais de 240 mil publicações. O assunto também está em alta no Google, onde crescem as pesquisas sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a redução da jornada de trabalho no Brasil, segundo dados da plataforma Google Trends.

Apresentada em maio pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a PEC ganhou repercussão nacional nos últimos dias pela mobilização de pessoas em torno do tema. Trabalhadores afirmam que a jornada de seis dias semanais prejudica a saúde, o bem-estar e a produtividade no trabalho. Críticos à proposta afirmam, por outro lado, que ela pode onerar as empresas.

Neste texto, o Nexo explica o que diz a PEC que propõe o fim da escala 6×1, qual é sua situação no Congresso Nacional, o que diz quem é a favor da PEC e o que diz quem é contra o texto. Mostra também qual é a situação em países que também rediscutem suas jornadas de trabalho.

O que diz a PEC

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas