Extra

‘Não há disposição política’, diz Lira sobre impeachment

Da Reuters

01 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h12)

Para o presidente da Câmara, processo não poder ser aberto com base em depoimentos dados à CPI da Covid no Senado

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (1) que atualmente não há disposição política nem materialidade para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Lira, o processo não pode ser aberto com base em depoimentos à CPI da Covid no Senado.

Não há impeachment, como eu disse, em cima de discurso. Há impeachment em cima de materialidade e de disposição política, o que não se apresenta nesse momento nem fora nem dentro do Congresso Nacional , declarou o deputado, cujo cargo é responsável por dar ou não sequência a aos pedidos de impedimento presidencial.

A CPI tem colhido depoimentos sobre suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. Duas denúncias estão entre as principais investigadas. Uma tem no foco a compra da Covaxin, que teve irregularidades relatadas pessoalmente a Bolsonaro ,segundo o deputado Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luís Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde. A outra envolve um suposto pedido de propina revelado pelo vendedor Luiz Paulo Dominguetti , que disse representar a empresa Davati Medical Supply na intermediação da tentativa de vender doses da AstraZeneca.

Lira já recebeu mais de cem pedidos de impeachment contra Bolsonaro, o mais recente apresentado na quarta-feira (30) por representantes de diferentes partidos, parlamentares, lideranças sociais, coletivos e movimentos populares. Apelidada de “superpedido de impeachment” , a iniciativa atribui 23 crimes de responsabilidade a Bolsonaro ecita os depoimentos dos irmãos Miranda à CPI da Covid.

Impeachment não se faz em cima de depoimento. Está aí a confusão. Um dá um depoimento de um jeito, ou outro dá um depoimento de outro. Um dia tem uma situação, no outros dia a situação se reverte , disse Lira. A CPI que está instalada vai ter o seu fluxo normal. Se tiver o número de assinaturas de senadores, será prorrogada, enfim, vai seguir o seu curso. E aqui nós vamos esperar, afirmou o presidente da Câmara.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas