Extra

Rejeição a governo Bolsonaro bate recorde, aponta Datafolha

Da Redação

08 de julho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h13)

Instituto mostra que porcentagem de entrevistados que consideram gestão ‘ruim ou péssima’ vai a 51%. Os que veem desempenho ‘bom ou ótimo’ são 24%

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 29.JUN.2021

Close de Bolsonaro, com gravata amarela

O presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto

A rejeição ao governo de Jair Bolsonaro alcançou seu maior patamar desde o início do mandato. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, 51% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima. O maior índice anterior havia sido registrado em maio, com 45% de reprovação ao desempenho do presidente.

Divulgada na tarde desta quinta-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo , a pesquisa foi feita presencialmente nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O grupo que aprova Bolsonaro se manteve em 24%, seu pior índice desde o início de seu governo, e a mesma proporção registrada na pesquisa anterior. Já a faixa daqueles que acham o governo regular caiu de 30% para 24%.

Popularidade

Linhas mostram variação da aprovação do governo Bolsonaro nas categorias ótimo/bom, regular, ruim/péssimo e não sabe

As entrevistas ocorrem num momento de saturação da população diante do negacionismo do presidente e das suspeitas de corrupção na compra de vacinas contra a covid-19. Esse contexto fez engrossar o coro pelo impeachment. Protestos contra Bolsonaro, que começaram reunindo apenas representantes da esquerda, vêm ampliando o espectro político.

Segundo o jornal, a avaliação de Bolsonaro piorou mais entre pessoas que ganham até dois salários mínimos, o maior grupo da população. Dentro dele, a rejeição ao presidente foi de 45% para 54%. No recorte regional, seu pior desempenho é no Nordeste, onde a rejeição aumentou de 51% para 60%.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas